Memorando de Entendimento com o Centro Nacional de Cibersegurança

Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional celebra Memorando de Entendimento com o Centro Nacional de Cibersegurança envolvendo o Cyber Academia And Innovation Hub.

A Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN) tendo a seu cargo a iniciativa Cyber Academia and Innovation Hub (CAIH), que tem como missão estimular a formação, treino e exercícios, a investigação, desenvolvimento e inovação, e o desenvolvimento da indústria, no domínio ciber, bem como apoiar o desenvolvimento de capacidades ciber, celebrou, no dia 20 de maio de 2021, um memorando de entendimento com o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS).

dgrdn memorando caih
Momento da assinatura pelo Exmos. Diretor-Geral de Recursos da Defesa Nacional e pelo Coordenador do CNCS.
dgrdn memorando caih
Da esquerda para a direita: MGEN Jorge Andrade, CALM António Gameiro Marques, Dr. Vasco Hilário, Eng.º Lino dos Santos, COR TIR Paulo Nunes, COR José Vieira.

O memorando de entendimento, assinado pelo Coordenador do CNCS, Eng.º José Lino Alves dos Santos, e pelo Diretor-Geral de Recursos da Defesa Nacional, Dr. Vasco Manuel Dias Costa Hilário, tem por objeto o estabelecimento das condições de cooperação entre o CNCS e o CAIH, no âmbito do reforço do alinhamento entre as duas organizações, designadamente no desenvolvimento de um Quadro de Referência para as Competências digitais em Cibersegurança e da certificação da respetiva formação, bem como da promoção conjunta, sempre que ajustado, de iniciativas de formação e projetos investigação, desenvolvimento e inovação.

A cerimónia contou igualmente com a presença do Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Segurança, Contra-Almirante António Gameiro Marques, do Subdirector-Geral de Recursos da Defesa Nacional, Major-General Jorge Filipe Marques Moniz Côrte-Real Andrade, do Coordenador do Grupo de Trabalho para a Implementação do CAIH, Coronel Tirocinado, Paulo Fernandes Viegas Nunes, bem como de outros colaboradores da DGRDN.