DGRDN reforça cooperação entre Portugal e França na área do Armamento

No dia 15 de novembro, uma delegação da Direção-Geral de Armamento (DGA) francesa foi recebida pela Direção-Geral de Recursos de Defesa Nacional (DGRDN), no âmbito das relações bilaterais conduzidas entre os dois países na área do armamento.

Na reunião foram discutidas as Leis de Programação Militar (LPM) de ambos os países, que definem os investimentos e as prioridades para as Forças Armadas nos próximos anos. Entre os vários tópicos da agenda, os representantes da DGRDN e da DGA tiveram oportunidade de analisar a potencialidade de cooperação e criação de sinergias entre as indústrias de defesa dos dois países bem como de abordar a realização do Comité Bilateral de Armamento Luso-Francês, que deverá ocorrer em 2024.

A reunião de trabalho contou também com a presença do adido de defesa da Embaixada da França em Portugal, Capitão-de-fragata Cyril Caron, do responsável de missão de defesa da embaixada francesa em Portugal, Jean-Louis Corrente, bem como de representantes do Estado-Maior-General das Forças Armadas e da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional.

O encontro bilateral foi considerado um sucesso pelos participantes, que manifestaram a vontade de continuar a estreitar os laços entre Portugal e França, na área do armamento, tendo em conta os desafios e as oportunidades que se colocam no contexto europeu e internacional.

 

DGRDN cooperacao portugal franca

Legenda: Ao centro, primeira fila, os chefes das delegações, Capitão-de-Mar-e-Guerra Carlos Monginho (DGRDN) e Coronel Gregory Andrieu (DGA).