DGRDN outorga contrato com a West Sea para a aquisição de seis navios patrulha oceânicos

Decorreu hoje, dia 29 de dezembro, nas instalações centrais da Marinha, em Lisboa, a cerimónia de assinatura do contrato para a construção de seis navios patrulha oceânicos (NPO) da classe "Viana do Castelo".

A cerimónia contou com as presenças do Secretário de Estado da Defesa Nacional, Carlos Pires, do Secretário de Estado do Mar, José Costa, do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo, dos outorgantes, o Diretor-Geral de Recursos da Defesa Nacional, Vasco Hilário, e o Administrador da West Sea, Pedro Duarte, entre outras entidades militares e civis.

O Diretor-Geral da DGRDN tomou a palavra, referindo que «este é um passo crucial para a modernização das Forças Armadas, em particular da Marinha, e para o reforço da capacidade de defesa nacional», agradecendo «a todos os elementos do júri do procedimento e aos peritos que os assessoraram e apoiaram, cujo trabalho produzido decorre de uma partilha de sinergias e de otimização de recursos das entidades envolvidas».

Pedro Duarte, da West Sea, empresa de construção naval do grupo Martifer, subconcessionária dos extintos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, frisou que este contrato é um importante contributo para Portugal.

O Secretário de Estado da Defesa Nacional sublinhou que esta aquisição é um efetivo contributo para a Base Tecnológica e Industrial de Defesa e para o tecido empresarial nacional para a garantia de uma marinha e uma defesa mais eficazes.

Os NPO da classe "Viana do Castelo" têm como objetivo substituir as corvetas das classes "João Coutinho" e "Baptista de Andrade". O financiamento encontra-se assegurado pela Lei de Programação Militar, com uma verba máxima de 300 milhões de euros, estando a despesa autorizada através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 72/2021, de 9 de junho.

A entrega do primeiro NPO está prevista para 2027.

O contrato será ainda remetido para visto prévio do Tribunal de Contas.

Fotos gentilmente cedidas pela Marinha.

29/12/2023

DGRDN contrato westsea
DGRDN contrato westsea
DGRDN contrato westsea
DGRDN contrato westsea
DGRDN contrato westsea
DGRDN contrato westsea